BASF leva tecnologia e inovação ao VI Congresso Brasileiro de Soja

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Cuiabá (MT) – Sob tema central “Soja: fator de integração nacional e desenvolvimento sustentável”, será realizado entre os dias 11 e 14 de junho (segunda a quinta-feira), o VI Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) na cidade de Cuiabá-MT. A BASF, empresa química líder mundial e uma das líderes em soluções agrícolas, é uma das principais patrocinadoras do evento, que já se configura como um dos mais importantes acerca da produção de soja no País.

Para se ter uma ideia da importância da cultura no Brasil, o chamado complexo soja (grão, farelo e óleo) é responsável por aumentar as vendas externas do setor do agronegócio de US$ 517 milhões para US$ 1,200 milhões no que se refere ao valor exportado, segundo dados do último levantamento da Balança Comercial do Agronegócio divulgado em março pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). O acréscimo foi de US$ 617,2 milhões, valor que superou o aumento total das exportações do mês de fevereiro de 2012, e que participa com quase 20% do valor total exportado.

A expectativa é reunir aproximadamente dois mil participantes entre produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes e profissionais dos mais variados segmentos ligados à produção de soja e seus subprodutos. Durante o evento, serão debatidos temas como cenários de insumos agrícolas, mudanças climáticas, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, melhoramento genético, armazenagem de grãos, integração lavoura-pecuária e floresta, produtividade com sustentabilidade, entre outros.

BASF – Entre as soluções que a BASF apresentará do seu portifólio para o complexo soja destacam-se o Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top, o Digilab 2.0 e sua versão mobile, além do Sistema de Produção Cultivance®.

O Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top, apresenta características únicas para o manejo da cultura de soja. Além do controle fitossanitário, o programa de manejo com os produtos Standak® Top, Comet® e Opera® proporciona melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos. Estudos no campo apontam que, se todos os procedimentos forem seguidos corretamente, pode haver um aumento de até 5% na produtividade. Algo em torno de três sacas a mais por hectare. “Este modelo de manejo proposto pela BASF é o único que combina práticas desde o plantio até a colheita. Na fase intermediária as plantas estão mais verdes e com mais folhas e ramos. Na terceira etapa há um alto nível de sanidade das plantas, permitindo a manutenção da área foliar o que favorece o maior enchimento das vagens, e como conseqüência o aumento da produtividade”, explica o gerente de Marketing para Feijão e Soja da BASF, Nilson Caldas.

Já o Digilab é um serviço portátil de assistência técnica e diagnóstico de doenças, pragas e plantas daninhas, que permite a rápida identificação de sintomas iniciais em diferentes tipos de lavouras. Uma forma de auxiliar o produtor a escolher de maneira mais rápida e precisa o procedimento adequado de prevenção ou combate. O serviço é composto por um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes e um software, no qual um banco de dados e imagens das principais doenças nos principais cultivos agrícolas está disponível. Desta forma, os usuários podem compartilhar imagens e esclarecer dúvidas, bem como receber diagnósticos de profissionais habilitados em um formato exclusivo de assistência técnica virtual.

A versão 2.0 do Digilab que será demonstrada durante o evento é uma evolução da anterior, uma vez que oferece ainda mais agilidade e assertividade no diagnóstico de alvos no campo, por meio de um sistema de navegação mais intuitivo, de fácil manuseio e que permite a troca completa de informações. Seu software é compatível com quase todos os sistemas operacionais e as informações são mais personalizadas, atendendo às necessidades específicas de cada usuário.

Outra novidade é a presença de GPS acoplado ao hardware do equipamento, que possibilitará o georreferenciamento de uma determinada praga ou doença. Esse tipo de informação, posteriormente, vai gerar um mapa completo de ocorrências. Além disso, será apresentada uma versão mobile do Digilab 2.0, que possibilitará aos usuários fotografarem pragas, doenças e plantas daninhas por meio do aparelho de telefonia celular, obtendo respostas automáticas de possíveis diagnósticos da propriedade.

Todo o conceito de comunicação da BASF no evento está atrelado ao vídeo “Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira”, criado pela própria empresa. Nele são apresentados dados tangíveis e comparações didáticas sobre os avanços na produção agrícola brasileira nos últimos anos, além de apontar o Brasil como responsável por produzir 40% de todo alimento do que será consumido no mundo até 2040.

Sistema de Produção Cultivance® – A BASF, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolveu a primeira soja geneticamente modificada genuinamente brasileira, sob a marca Cultivance®. A tecnologia oferecerá aos agricultores um novo conceito no controle de plantas daninhas proporcionando um gerenciamento e um manejo eficaz de amplo espectro de plantas daninhas. Desenvolvido para ser aplicado de maneira prática e segura, o herbicida do Sistema de Produção Cultivance® oferecerá aos agricultores conveniência e flexibilidade no período de aplicação. Uma única aplicação proporciona um controle de longa duração das ervas de folhas largas e gramíneas – incluindo aquelas de difícil controle. Os agricultores também se beneficiarão de aspectos envolvendo a logística de máquinas e menor impacto ambiental, pois uma única aplicação de herbicida por hectare reduzirá a movimentação de máquinas e mão-de-obra, assim como serão reduzidos o uso de água e emissão de CO2 ao meio ambiente.

“A BASF acredita na importância de parcerias estratégicas para o desenvolvimento dos seus projetos a fim de levar mais inovação para o produtor rural e o Sistema de Produção Cultivance® é um exemplo disso”, finaliza o Nilson Caldas.

[VI Congresso Brasileiro da Soja, de 11 a 14 de junho de 2012 (segunda a quinta-feira), Centro de Eventos do Pantanal Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n, Jardim Santa Marta| http://www.cbsoja.com.br]

Restrição no Estado do Paraná: o Produto Opera está temporariamente restrito para os alvos Puccinia polysora na cultura do milho, Colletotrichum truncatum e Rhizoctonia solani na cultura da soja, Pyricularia grisea e Septoria tritici na cultura do trigo não podendo ser vendido ou receitado.

O Produto Comet está temporariamente restrito para os alvos Ceratocystis paradoxana cultura da cana-de-açúcar, Peronospora destructor na cultura da cebola, Elsinoe australis na cultura de citrus, Septoria tritici na cultura do trigo e para a cultura da manga, não podendo ser vendido ou receitado.

Os produtos Standak Top, Comet e Opera estão devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob os nº 01209, 8801 e 8601, respectivamente.

Aplique somente as doses solicitadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle de doenças/pragas/plantas infestantes (ex: controle cultural, biológico, etc) dentro do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Para maiores informações referente às recomendações de uso do produto e ao descarte correto de embalagens, leia atentamente o rótulo, a bula e o receituário agronômico do produto.

Divisão de Proteção de Cultivos – Com vendas de €4,1 bilhões em 2011, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é líder em defensivos agrícolas e uma forte parceira da agroindústria ao fornecer fungicidas, inseticidas e herbicidas altamente estabelecidos e inovadores. Os agricultores utilizam os produtos e serviços da BASF para melhorar sua rentabilidade e a qualidade de suas colheitas. Nossos produtos também são utilizados em saúde pública, controle de pragas estruturais/urbanas, plantas ornamentais e gramados, controle de vegetação e silvicultura. A BASF tem por objetivo transformar conhecimento em sucesso imediato. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF visa ser a empresa líder em inovação, otimizando a produção agrícola, melhorando a nutrição e, desta forma, aumentando a qualidade de vida da população mundial em constante crescimento. [www.agro.basf.com.br ou Twitter: www.twitter.com/basfagro].

BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura ate petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias a atender as atuais e as futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando alimentação e nutrição saudáveis, e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry”, em português “Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de cerca de €73,5 bilhões em 2011 e contava com mais 111.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas atualmente nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN).[www.basf.com ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil)].

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €4,4 bilhões de euros em 2011 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall – empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.200 colaboradores em 31 de dezembro de 2011.

(Fonte: Portal Fator Brasil)

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