Casa Eficiente é o projeto inovador da Eletrosul

Divulgação

São Paulo – Ao longo de seus 43 anos de existência, a Eletrobras Eletrosul tem atuado firmemente no desenvolvimento sustentável da sociedade, tanto do ponto de vista econômico quanto do social, ambiental e cultural. Com sede em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, a empresa fornece eletricidade a 30 milhões de brasileiros dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rondônia.

A Eletrosul não se destaca unicamente pelos investimentos em energia. Exemplo disso é o projeto “Eletrosul Vamos Plantar” que busca disponibilizar áreas localizadas sob as linhas de transmissão para o cultivo de produtos agrícolas. Sob essas linhas, são cultivadas hortas comunitárias de leguminosas e hortaliças. Esse programa é viabilizado em parceria com associações comunitárias, escolas, prefeituras municipais, empresas de pesquisa e extensão, empresas privadas e colônias penais agrícolas.

As hortas são realizadas em faixas de serviço das linhas de transmissão próximas aos centros urbanos. O projeto ganhou força a partir de 2003, com o sucesso das primeiras hortas implantadas em Curitiba (PR).

O programa promove a inclusão social, uma vez que a população beneficiada tem a oportunidade de se capacitar para esse tipo de atividade. Além isso, abre espaço para a produção de produtos primários às comunidades, com qualidade e a baixo justo, ajudando, inclusive, a incrementar a renda com a venda dos alimentos excedentes.

Espaço para tanto é que não falta. O sistema de transmissão da Eletrosul é formado por 10 mil quilômetros de linhas próprias e mais 1,9 mil km em que ela atua como parceira em empreendimentos de outras empresas.

Nessa mesma linha, em que procura desenvolver seus empreendimentos e ao mesmo tempo manter a harmonia com as comunidades locais e com o meio ambiente, a Eletrosul é responsável pela promoção da Campanha Anual Contra Queimadas.

Realizada desde 1994, tem o objetivo de informar a população em geral e, especificamente, aos proprietários rurais que possuem áreas junto às linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, de que a prática de queimadas próximo destes locais provoca o desligamento de linhas de transmissão e subestações, trazendo grandes problemas para a população em geral, deixando hospitais, indústrias, comércio e trânsito sem eletricidade.

Responsabilidade social - A Eletrosul se empenha em preservar o meio ambiente. Além de investir em energia limpa e renovável, a empresa adota a política ambiental do grupo, a qual estabelece princípios para o tratamento das questões socioambientais associadas aos empreendimentos de energia elétrica das empresas que o integram.

Segundo a Eletrosul, a premissa fundamental de sua formulação é a conformidade com as diretrizes das políticas públicas relativas a meio ambiente, recursos hídricos e bem-estar social, bem como com os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção do Clima, a Agenda 21, o Protocolo de Kyoto e outros.

A Eletrosul patrocina o Projeto Fênix. Em maio, fez a formatura de alunos que participaram do Curso de Manutenção, Montagem e Instalação de Computadores. Desenvolvido pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI) em parceria com o governo federal, o projeto oferece capacitação a pessoas de baixa renda para lhes dar oportunidade no mercado de trabalho.

Durante um mês, os formandos receberam ensinamentos sobre identificação e limpeza de componentes de computador, diagnósticos de defeitos e formação de cidadania e ética. Nesse período, de 104 máquinas inspecionadas, 84 foram recuperadas e doadas a entidades de assistência social. Os computadores descartados são desmontados, e suas peças, encaminhadas para reciclagem, feita no próprio local.

Ao todo, o projeto oferece vinte vagas divididas em quatro turmas. Além de vale-transporte, os aprendizes recebem uma bolsa de incentivo no valor de R$100 reais. “A tecnologia é uma excelente ferramenta no combate à desigualdade social. Além de qualificar jovens em situação de vulnerabilidade social, a Eletrosul contribui para diminuir a carência do mercado por profissionais especializados na área”, destaca a gerente da Assessoria de Responsabilidade Social da Eletrosul, Denise Cristina Basílio.

Inovador - O presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, fala de um outro projeto da estatal: Casa Eficiente (foto ao lado). Trata-se de uma proposta inovadora que funciona como ambiente para a demonstração e para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa no âmbito da construção civil.

Segundo o presidente da Eletrosul, o objetivo do Programa Casa Eficiente é tornar-se uma referência nacional para a disseminação dos conceitos de eficiência energética, adequação climática e uso racional da água, não só para a comunidade acadêmica, mas também para os profissionais que atuam no mercado da construção civil, principalmente do setor elétrico.

Megawatt Solar - Ao mesmo tempo em que investe em pesquisas, projetos sociais e de preservação do meio ambiente, a Eletrosul se prepara para colocar em operação a maior usina solar fotovoltaica do País integrada à edificação, com capacidade instalada de um megawatt-pico. Está prestes a ser finalizada a concorrência internacional para contratar a empresa ou consórcio de empresas que irá tirar do papel o projeto Megawatt Solar.

“Com esse projeto, a Eletrosul dá sua parcela de contribuição para que a energia solar no País comece a ganhar forma e, a exemplo da eólica, em pouco tempo se consolide como fonte alternativa complementar à nossa matriz energética”, afirma o presidente da estatal, Eurides Mescolotto.

(Fonte: DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress | Designed by: diet | Thanks to lasik, online colleges and seo